domingo, 1 de maio de 2016

CÃES - Raças - o que saber antes de adquirir: Basset Hound

Sempre devemos ler sobre a raça que pretendemos adquirir.
Diferentemente dos cães vira-latas, cães de raça podem apresentar predisposição para doenças específicas, pode-se prever o tamanho aproximado, o temperamento padrão, doenças típicas e até esperadas, quantidade de alimento que ingere por dia e até de fezes (sim, de cocô, é muito comum pessoas justificarem se dssfazerem de animais porque "faz xixi e cocô".), longevidade (até quantos anos vive), necessidade de atividade, exercício, banho, tosa, ambiente, cuidados especiais etc.

Tudo isso é fundamental ter ciência antes de adquirir qualquer animal. Seremos responsáveis pela vida deles pelos próximos 10, 15 anos.

Não vou me ater sobre aspectos muito específicos sobre temperamento e personalidade dos cães. Isto porque queremos desfazer estigmas de que pit bulls são assassinos e yorkshires são fofinhos.

Também, não falarei sobre estética. Não haverá comentários sobre beleza, apenas funcionalidade.

A criação do animal é o fator preponderante para torná-lo um cão obediente ou uma fera.

Assim, falaremos de fatores mais objetivos que realmente são importantes para quem pretende adquirir ou já possui um animal e precisa de informações sobre a raça.

O BASSET HOUND é uma raça recente, comparando-se às demais. Foi trazida da Inglaterra no século XVII. É um cão farejador, com instintos de caça.


Tamanho: grande porte - peso entre 30-40kg, altura entre 40-80cm;

Alimentação: aproximadamente 400g/dia

Atividades físicas: resistente, capaz de fazer grandes caminhadas, mas preferem calmaria.

Ambiente: não são cães pequenos, ideal local com ambiente para se locomover, mas podem se adaptar a apartamentos, pois não é muito ativo.

Manutenção: de pêlo curto, não há necessidade banho, tosa e escovação tão frequentes. Ao banhar, atenção para não deixar umidade na orelha, dobras, dedos. A pele pode apresentar um odor específico (de "salgadinho").

Longevidade: cerca de 10 anos.

Doenças: otite (orelhas grandes e ouvido bem fechado), problemas de articulações e ortopédicos (corpo longo e pesado e patas curtas que ficam sobrecarregadas), problemas de pele (dermatites)

Quem ilustra a postagem é o Bono. Um basset hound de Santa Catarina, cujos amorosos proprietários são a Monique, Almir e Fernando.
Boninho é um basset hound bicolor, que completará dez anos em 01/12/16. Ele é um cão muito forte, já passou por algumas intervenções cirúrgicas e está firme e forte. Ele adora bananas!

Os créditos das fotos são da família de Bono!












Nenhum comentário:

Postar um comentário