segunda-feira, 18 de abril de 2016

GALINHAS - Ovo abandonado no ninho com pintinho vivo

Pergunta:
"Olá tenho uma galinha que começou a chocar, quando deu 21 dias vimos que nasceu dois pintinhos, porém os outros ovos continuavam intactos... esperamos mais 3 dias, hoje quando fomos dar uma olhada percebemos que ela havia saído do ninho com os dois pintinhos e deixado os outros ovos... quando olhamos os ovos percebemos que ainda tinha pintinho vivo... ajudamos a quebrar os ovos e colocamos a galinha de volta no ninho... ela ainda permanece lá... será que ai vingar os ovos que ajudamos a quebrar?" em DÚVIDA - Descarte de ovo após incubação

Resposta:
Olá, bem vindo!
Essa situação que relatou é bem comum até!
Provavelmente, os ovos estavam com tempo de incubação diferente. Os que nasceram primeiro começaram a ser chocados primeiro.
A galinha faz a postura de todos os ovos do ciclo e inicia o choco num dia permanecem até o nascimento. O ideal é colocar todos os ovos no mesmo dia, assim os pintinhos nascerão juntos.
Algumas aves começam a chocar logo que põe o primeiro ovo. As canárias e periquitinhas são assim. A incubação começa no momento da postura do primeiro ovo. E continua no ninho, coloca mais ovos, e os filhotes vão nascendo conforme chega o fim da incubação. Como essas aves não deixam o ninho durante as eclosões, os filhotes vão nascendo em dias diferentes e crescem com idades diferentes (dias de diferença entre um e outro).
No caso das galinhas, ela permanece no ninho somente no período de choco. Ao nascer o primeiro filhote, ela fica no máximo 24h e deixa o ninho. Não importa se nasceu um só e vão ficar ovos para trás. Ela deixa mesmo.
E assim ovos com período de choco diferente podem ser deixados.
Isso acontece porque quando várias galinhas botam no mesmo ninho, a cada uma que deita, os ovos que estão ali já começam a ser chocados. Então quando uma delas inicia o choco, pode haver ovos com dias de incubação já. Por essa razão, algumas pessoas preferem retirar os ovos dos ninhos e colocar todos juntos para chocar.
Quando acontece essa situação, geralmente a galinha que sai não fica mais no ninho. Se ela ficou, melhor, logo ela vai sair. Não mantenha ela presa. Deixe-a livre, até porque ela deve levar os pintinhos nascidos pra se alimentarem.
Havendo ovos com pintinhos vivos, a primeira opção é manter a galinha mais um pouco no ninho. Não mais que 24h. Inclusive, mesmo que ela fique presa no ninho, a temperatura dela já muda ao nascer dos filhotes. Ela ficará forçada e não chocando naturalmente.
Se houver ovos abandonados com pintinhos vivos, dependendo da idade de choco, devem estar pra nascer. Coloque em outra galinha se ficar choca coincidentemente ou coloque sob uma lâmpada para terminar o choco.
Se os pintinhos vão sobreviver, só esperando. Se os ovos foram abertos precocemente, será muito difícil sobreviverem. A chance que têm de sobreviver seria em caso de já estarem pra eclodir. Se faltavam dias e o ovo foi aberto, não sobrevive, prematuro. Se estavam pra nascer, o que é provável, podem sobreviver, sim.
Se a galinha quiser sair, deixe e mantenha os ovos sob a lâmpada e aguarde.
Se nascerem, tente colocar com a galinha. Algumas não reconhecem como filhotes e podem bater. Aí terá que criar separado.
Boa sorte!

34 comentários:

  1. Olá usei dois ovos na chocadeira e os pontos nasceram com 20 dias hoje já faz 4 dias que estou criando eles detro de um isopor com uma luz de 15 watts com vários furos em 35° c de temperatura ... Deixo a luz 24 horas ligadas creio eu q eles dorme muito pouco .... Passam tempo todo comendo .... Tem algum problema eles n dormirem.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/galinhas-pintinhos-ciscando-noite-sob.html?m=1

      Excluir
    2. Coloca em chocadeira ou outra galinha choca SEM ovos.

      Excluir
  2. Olá,minha galinha choca saiu do ninho e a porta do galinheiro fechou e ela não conseguiu voltar por umas 6 horas,posso ter perdido todos os ovos,ela esta chocando fazem 7 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/04/galinhas-galinha-choca-fora-do-ninho.html?m=1

      Excluir
    2. Minha saiu do ninho os ovos já estão frio o que o que fazer

      Excluir
  3. Eu tenho duas galinhas elas começaram a chocar a primeira começou ai fui e coloquei os ovos ai passou uns quatro dias a outra começou tbm aí eu não coloquei os ovos ela ficou junto com a outra depois de uns dias coloquei​ os ovos ela ficou no outro ninho quando a primeira já tinha uns sete dias e a outra cinco elas trocaram de ninho tentei voltar elas mas não ficaram tem algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/05/galinhas-galinhas-chocas-trocando-de.html?m=1

      Excluir
  4. Boa noite ! Eu tenho uma garlinzé ela ta chocando a uns três dias .quero saber se eu colocar outros ovos vai dar tempo dela chocar e deles sairem pintinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/05/galinhas-colocar-ovos-para-chocar-em.html

      Excluir
  5. Deitei uns ovos de Guines, quando faziam vinte dias tive que viajar e deixei minha vó cuidando da criação, ela sem saber prendeu a galinha que chocava no galinheiro, passou o dia fora do ninho, quando cheguei os ovos estavam gelados, mas mesmo assim coloquei a galinha novamente no ninho. *Vocês acham que nascem, já aconteceu isso com algum de vcs?*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/07/galinha-galinha-choca-ficou-um-dia.html

      Excluir
  6. Tenho uma galinha já há uns vinte dias no ninho com ovos de marreca e hj ela abandonou o ninho passou a noite fora e eu coloquei na Chocadeira será q ainda estão vivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/08/galinha-abandonou-ninho-chocando.html?m=1

      Excluir
  7. Minha galinha começou a chocar,e no outro dia ela nao quis mas dormir no ninho,se eu coolocar esses ovos pra outra galinha vhocsr ainda podem gerar pintos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/08/galinhas-galinha-chocando-perdeu-o-choco.html

      Excluir
  8. Olá te ho uma galinha que está no ninho já faz uns 26 dias e o ovos estão pesados e até agora não saiu os pintinhos????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/08/galinhas-pintinhos-nao-nascem.html?m=1

      Excluir
  9. Boa tarde gostaria que vc me ajudasse comprar uma chocadeira eficiente quero colocar codornas gigantes para revender pintos Marcelo imail marcelo1840@hotmail.com desde já agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/10/galinhas-indicacao-de-chocadeira.html?m=1

      Excluir
  10. Hoje de manhã , minha galinha teve pintinho, ela saiu do ninho para alimentá-los e quando voltou ( para dormir ) eles não conseguiam subir até ele , então ela mudou de lugar , mas ainda sobraram alguns ovos , o que devo fazer ? Será que eles ainda vão nascer ? Ou devo colocá-los debaixo dela ? Podemos mexer nos ovos que ela estava chocando ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não vai chocar mais os que sobraram. Faça ovoscopia (pesquise aqui no blog como fazer). Dependendo do que tiver dentro, coloque na lâmpada pir mais uns 2 dias, para tentar salvar os vivos!

      Excluir
  11. Olá bom dia, ontem à tarde nasceram alguns pintos da minha galinha, no entanto ela continua deitada para chocar outros; o que eu devo fazer com os que nasceram? Posso separa-los, pondo-os na lâmpada e alimentamos? Ou devo deixar Td no mesmo lugar, aja vista que o espaço que ela tá chocando é pequeno e tenho medo de interferir nos que falta? Como alimenta-los?

    ResponderExcluir
  12. Olá será que posso tirar ovos da chocadeira e por debaixo de uma galinha choca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder poder, mas toda alteração (mudança) pode matar o pintinho.

      Excluir
  13. uma pena, acho que todos os pintinhos morreram...a galinha estava chocando ha 20 dias, mas essa noite choveu forte, cheguei pra olhar agora(tinha se passado várias horas, pois eu estava no trabalho) e quando vi o ninho estava cheio de água, os ovos submersos, a coitada da galinha ainda estava sobre os ovos, dentro dágua...escorri a água e coloquei num local que não molha mais, mas acredito que não vai nascer nenhum. Se alguem souber com certeza se morreram ou nao, agradeço desde já por responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz ovoscopia. Procure no campo de pesquisa. Quem sabe nascem!

      Excluir
  14. Coloquei minha galinha pra chocar e ela posso fora do ninho uma noite irá gorrar os ovos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas não tem o que fazer, tem que deixar ela chocar no tempo dela. Talvez, ela ainda não esteja preparada para chocar. Se ela não voltar, tente colocar outra galinha choca para chocar os ovos.

      Excluir
  15. Quem deseja trabalhamos com ovos caipira original de qualidade zap 159.9717-6414 somos de ibiuna sp.

    ResponderExcluir
  16. Esse é o momento de você adquirir,ovos caipira original com a gema vermelhinha uma consistência perfeita,otimo pra você,e sua família consumir ovos caipira,perfeito pra criançada e o melhor natural,e produto de excelente qualidade,perfeito pra fazer,bolos,tortas,pão,omelete,cozido, e muito mais,e só chama no zap 159.9717-6414 https://www.facebook.com/100063885614266/posts/pfbid0zHs1t5fuGFTSXPRQQN9GeQW5WbzAkPLuERzgKHX8pkLgcYxqjSkM8z6cDfj2tVQHl/?app=fbl

    ResponderExcluir