Como amamentar bebês de animais órfãos?
O que fazer com um filhotinho sem mãe?
Essas são perguntas que se fazem quando nos deparamos com filhotes mamíferos que por algum motivo a mãe não está cuidando.
Seja abandonado, rejeitado ou orfão.
Não podemos deixá-lo morrer de fome! Nem de frio, já que um filhotinho precisa também de aquecimento e proteção, além do leite!
Mas não é fácil amamentar um filhote. Quanto mais novinho, mais difícil.
Não é simples imitar a natureza, só quem tentou sabe! Mesmo assim, temos que tentar todo o possível para salvar filhotes que estão sob nossos cuidados.
Veja, jamais retirar bebês de suas mães! Nenhum cuidado substitui os da mãe. Falo de situações excepcionais em que os cuidados dos humanos são a única forma de salvar o filhote!
Primeiro, a melhor opção seria uma mãe adotiva. Inclusive de outra espécie. Há muotos casos de gatas que adotam cachorrinhos, cadelas que adotam gatinhos, cadelas que adotam porquinhos etc. Não importa. A preferência é de uma mãe da mesma espécie, claro. Se não tiver e houver de outra, tenta.
Como tentar colocar o filhote com a mãe adotiva?
Apresente o filhote à mãe sem que os dela estejam perto, sem deixá-los sozinhos. Segure-o e mostre, converse com ela, deixe ela cheirar. A qualquer sinal de agressividade, não deu certo. Se ela se interessar, lamber, está receptiva. Aproxime-o dela aos poucos. Esfregar um pano mos filhotes dela e no órfão pode ser bom. Se ela estiver receptiva, interessada, tente colocar na maminha. Ajude-o a mamar, principalmente se ele estiver fraco. Nos primeiros dias, não deixe o filhote sozinho na ninhada dela ou com ela só. Coloque para mamar e retire, deixe com ela sob supervisão, para ter certeza de que ela aceitou. Vá deixando cada vez mais tempo. Assim que estiver seguro que ela aceitou, pode deixar.
A mãe de leite é a melhor alternativa pelo leite, pela amamentação em si, pois a sucção é importante para o desenvolvento dos músculos da boca do animal e para o sistema digestivo também.
A mãe estimula o intestino dos filhotes lambendo. Por isso, em amamentação artificial, é comum o intestino ficar preso e há necessidade de massagem abdominal leve na barriguinha do filhote com algodão (ou hastes flexíveis, dependendo do tamanho do filhote) úmido com água morna. Quando o filhote mama, a própria mãe faz essa massagem com a língua. Mamando em mamadeira, temos que fazer por ela!
Outra prepcupação é o leite (e a mamadeira)!
Não havendo mãe de leite, terá que dar mamadeira. No mercado pet há mamadeirinhas adequadas para a sucção de animais. Não havendo, procure chuquinhas de bebê humano que o filhote consiga sugar.
Varia de animal para animal (tamanho, espécie etc.)
O leite de vaca não é o mais adequado para filhotes de cães e gatos, pois causa gases, constipação intestinal ou diarreia. O filhote pode morrer inclusive.
Já há no mercado pet leite específico para filhotes.
Se não encontrar, a opção mais apropriada é leite de cabra ou da marca Nan. São leites que causarão menos impactos ao sistema digestivo do filhote. De vaca, último caso, pra não morrer mesmo.
Sobre a posição de amamentar o filhote, é importante tomar cuidado.
O filhote mama deitado na mãe, de barriga para baixo (decúbito ventral). Essa posição não é à toa. Impede que engula ar ou o leite vá para o pulmão e ele seja asfixiado!
Não posicione o filhote como um bebê humano "sentadinho", corre-se grandes riscos de afogar o filhote. Nem o segure "em pé". Deixe-o deixado numa superfície, erga um pouquinho a cabecinha e conduza a boca ao bico para que ele sugue e controle a saída do leite.
Já vi filhotes morrerem afogados por mamarem segurados em pé ou de barriga pra cima. Não é por mal, mas às vezes o filhote está fraco e não suga sozinho, então a pessoa vira para ele engolir, pior. Se ele começar a soluçar como se estivesse puxando ar, saindo leite pelo nariz, engasgou e foi leite pro pulmão, dificilmente sobrevive.
Se ele estiver com dificuldade de sugar, não entupa de leite. Tenha paciência para ele fazer a deglutinação sozinho e não correr risco de ir para o pulmão!
Tem que pegar o jeito!
Fonte: http://leerburg.com/bottlefeeding.htm |
Há uma forma de amamentar com seringas. Basta utilizar uma seringa e, para facilitar a sucção, utilizar o bico de borracha de mamadeira ou chupeta. Com seringa, pode-se controlar o fluxo do líquido.
Fonte: http://www.catthevet.com/hand-rearing-kittens/ |
E também pode-se fazer um recipiente com várias tetinhas em garrafa pet, em caso de ninhadas, como na imagem abaixo.
Fonte: http://www.artereciclada.com.br/passo-a-passo/mamadeira-feita-de-garrafa-pet/ |
Por hoje é só!
Numa outra postagem, vou falar sobre papinha oara aves. É mais complicado ainda, tem que ter muito cuidado!
Dúvidas, me perguntem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário