quarta-feira, 13 de abril de 2016

CÃES - Filhotes mortos em ninhada

Pergunta:
Nasceram sete filhotes todos normais no dia seguinte acordamos e encontramos o primeiro que nasceu morto sem causa aparente. Cinco dias depois todos bem e do nada outro desfaleceu .estava de barriga pra baicho ao lado de seus irmãos junto com a mãe que acho eu nem havia percebido..o que poderia ter ocorrido?" Por Roni Ferreira em CÃES e GATOS - Filhote morto no parto de cadela ou gata. 12/04/16.

Resposta:
Olá, Roni!
Seu relato é muito vago.
Não é possível saber a causa da morte assim.
Ao nascer, o filhote que tiver alguma incompatibilidade com a vida que o impossibilite de viver fora do útero ou mesmo alguma má-formação grave não resiste e morre.
Havendo vários filhotes, na competição por mamar, os mais fraquinhos também podem não conseguir mamar o suficiente e não resistir. É algo como seleção natural, os mais fortes sobrevivem.
Filhotes muitos miúdos e mães pesadas podem deitar por cima e asfixiar filhotes.
Você deve ficar atento a tudo isso. Não me parece um quadro de doença.
Mas o ideal era passar a ninhada e mãe por um vet para uma consulta geral. Ter morrido mais de um é um alerta.
Se fosse alguma doença, mais deles estariam apresentando outros sinais, como diarreia. Mas não está descartado.
Sempre que nasçam filhotes mortos é recomendável uma avaliação do vet, para se certificar de que não há outros mortos no útero. Se houver e não for expelido precisa ser retirado por cesárea, pois a mão corre risco de vida.
Confira o estado geral dos filhotes, se todos mamando com força, se diarreia, se buscam as maminhas da mãe. E observe se há possibilidade de a mãe deitar sobre e sufocar, pelo menos na primeira semana, quando estão muito frágeis ainda.
Boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário