sábado, 2 de abril de 2016

ANIMAIS - Curso de auxiliar de veterinário

Falando de animais, o Curso de Auxiliar de Veterinário é um curso técnico de muita procura e bem importante na área de saúde animal.

Para quem gosta de animais, tem jeito com eles, tem paciência e está disposto a trabalhar com isso é uma ótima opção.

Para ser auxiliar de veterinário é necessário concluir um curso técnico. Esses cursos são ministrados por escolas técnicas como o Senac.
Geralmente, tem curta e média duração, em torno de seis meses. É exigido conclusão do Ensino Fundamental. O auxiliar veterinário faz as atividades de um enfermeiro de animais. Há cursos voltados para animais de grande porte, pequeno porte, domésticos, selvagens, a pessoa deve escolher o que mais atender suas intenções.

Para quem pretende fazer Faculdade de Medicona Veterinária e gostaria de se familiarizar com a área, o curso de auxiliar é uma ótima alternativa. Nele, você vai ter contato mais próximo para decidir se é esse caminho mesmo que vai seguir.

O que faz um profissional desta área?
- auxilia nas repartições de pet shops, consultórios, clínicas, hospitais veterinários, zoológicos, fazendas;
- será sempre coordenado por um médico veterinário;
- não está autorizado a realizar funções exclusivas do veterinário como diagnósticos, prescrever tratamentos, realizar cirurgias etc.;
- faz assepsia do local, cuida de animais internados convelescentes mediante instruções do vet, aplica injeções e ministra medicamentos na dosagem prescrita pelo vet, auxilia na instrumentação cirúrgica (assepsia e estufa), contenção adequada de animais, coleta de sangue, controle de soro, cuidados neonatais;
- em banho e tosa, controle das mercadorias, reposição, verificação das instalações, verificação do material de banho e tosa e higiene das ferramentas, acompamhamento do estado dos animais para passar ao vet responsável;
- realizar atividades com animais em clínicas como exercitar os animais, higienizar o local de estadia dos animais, grosar e arrancar dentes de cavalos, prestar primeiros socorros, pesar o animal, conter o animal, auxiliar nos procedimentos de acesso intravenoso, aparar unhas, fazer a tricotomia antes de cirurgia (raspagem de pêlos), selecionar caixas cirúrgicas, alimentar animais na boca quando não se alimentarem sozinhos sob orientação do vet, aferir temperatura, observar condições físicas e neurológicas gerais dos animais, informar prontuários de condições dos animais ao vet, auxiliar ou fazer coleta de materiais para exames laboratoriais, controlar sinais vitais dos animais (temperatura, pulso, respiração), mimistrar medicamentos ordenados pelo vet, aplicar injeções, fazer curativos, preparar material e local cirúrgico, auxiliar em procedimento de intubação, posicionar o animal na mesa de cirurgia, fazer a assepsia do animal, transportar o animal dentro e fora do estabelecimento, recolher materiais de cirurgia, separar e fazer o descarte adequado de materiais contaminados ou não, manusear a estufa, esterilizar materiais, instrumentos e o ambiente;
- em clínicas de reabilitação e fisioterapia animal, auxiliar e realizar os exercícios prescritos pelo veterinário ao animal sob cuidados.

A remuneração de um auxiliar de veterinário é variável, pois depende de alguns fatores. Há clínicas que necessitam de auxiliares para serviço noturno. Neste caso, incidirá adicional noturno sobre as horas trabalhadas. Outras oferecem emprego por turno.
A média geral de salário tem sido de dois salários mínimos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário