terça-feira, 19 de janeiro de 2016

CÃES - Acasalamento de cães irmãos

Pergunta:
"Olá...Tenho um cachorro da raça american staffordshire terrier de 7 meses,quero por pra cruzar com uma cachorra da mesma raça, filhos dos mesmos pais,mas de outra linhada,ela tem 1 ano 4 meses. Sera que ele ja está preparado para cruzar e ter filhotes com essa idade de 7 meses? Agradeço se responder essa minha dúvida! Por Gersica Lorrane em DÚVIDA - A partir de qual idade o cão macho pode acasalar? Em 18/01/16.

Resposta:
Não deve permitir esse acasalamento de jeito nenhum!
Por várias razões, um acasalamento como esse é uma grande irresponsabilidade, agressão e até maus tratos com os animais.
Vamos por ordem de gravidade:
- eles são irmãos de pai e mãe. Uma cruza entre irmãos ou mesmo parentes próximos deve sempre ser evitada. A isso se dá o nome de consanguidade, ou seja, não se mistura sangue diferente, numa linguagem popular, e as chances de haver filhotes mal formados, deficientes, serem abortados ("nascer" morto), apresentarem doenças genéticas graves é altíssima, como o câncer. Quanto mais próximo o parentesco, maiores os riscos. E no caso, são irmãos bilaterais, não importa que de ninhadas diferentes, é como se fosse da mesma. As genéticas são desfavoráveis ao acasalamento.
- SE pudesse haver um acasalamento saudável, ainda assim não seria recomendåvel permitir a cruza pela idade dos animais. A fêmea só estará madura após o terceiro cio, cerca de dois anos. E o macho a partir de um ano e meio. Antes disso, o organismo de ambos não está totalmente preparado para reprodução plena. Isto não significa que não estejam aptos, estão. Só nãp é o momento adequado pela idade. Seria como doos adolescentes de 15 anos terem um filho, pode acontecer, mas não é o melhor momento. Embora no caso de cães irmãos, não terá melhor momento no futuro. Descarte a ppssobilidade.
- finalmente: se acontecer a cruza. O que será feitos com os filhotes? Considerando que há chances altíssimas de haver problemas de saúde. O que fará? Serão vidas pelas quais os proprietários são responsáveis, devem zelar pelo bem estar. Pelas estatísticas, de cada ninhada, com certeza algum dos filhotes ou descente dele irá ser abandonado. Ou seja, de TODO acasalamento sairá cães de rua. Se não o filhote, o filhote dele, ou o filhote do filhote. Porque procriam. Resumindo: quem permite acasalamento contribuiu com o aumento da população de cães de rua.
E então você, proprietária responsável e que busca o bem estar de seu animal, arriscaris um acasalamento proibido e ainda sabendo que está colaborando para o aumento de animais abandonados?
Você quer outro filhote? Adote. Há muitos precisando de lares.
E castre seus animais!
Seja a mudança que você quer ver no mundo!
Boa sorte!



6 comentários:

  1. Eu tenho dois Shitzu da mesma mãe só que de pais diferentes eles podem cruzar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.
      Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/08/caes-parentes-podem-acasalar.html

      Excluir
  2. Tenho a mãe, um filho e uma filha vivendo juntos, após a castração do macho ainda terá perigo deles cruzarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mas espere uns 30 dias após castração para garantir.
      Sugiro que castre as fêmeas também pela saúde delas, evita doenças uterinas como câncer.

      Excluir
  3. Tenho um casal de irmãos da mesma ninhada, quando eles tiverem no cio, vão querer cruzar entre si?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Animais adultos não distinguem irmãos, pais, de parceiros sexuais. E parentes não podem acasalar.
      Castre os dois o mais rápido possível. Os dois!

      Excluir