Vim falar de roupinhas para animais de estimação.
Dum modo geral, colocar roupa no animal é um modo de humanizá-lo e, em última instância, afastá-lo cada vez mais dos seus instintos naturais.
Assim, num primeiro momento, não é adequado colocar roupa em animais.
Aliás, alguns animais podem ser prejudicados com o uso de roupa, como as aves, obviamente porque voam e roupa o impedem de voar.
A cuidadora de um calopsita, Brena Braz, abordou o assunto "roupa" em ave num vídeo interessante, veja:
Voltando às roupas em cães, embora naturalmente eles não necessitem de vestimenta, em algumas ocasiões, é possível colocar a roupinha.
As raças estão preparadas para viver nas regiões de origem com características específicas.
Cães com pêlos longos, camadas de gordura mais espessa estão preparados para viver em regiões frias.
Já cães com pêlo curto, pouca camada de gordura, vivem melhor em regiões mais quentes.
Acontece que vemos cães muito peludos vivendo em locais muito quentes, o que requer cuidado com tosa para melhor qualidade de vida ao animal; bem como animais de regiões tipicamente quente vivendo em locais frios.
Esses animais que não estão preparados para o frio e mesmo assim enfrentam períodos muito gelados precisam ser protegidos.
Colocar roupinha passa a ser uma necessidade de ação humana devido a própria intervenção do homem que cria o animal fora do ambiente onde estaria apto a viver por conta.
Nesses casos, para dar uma melhor qualidade de vida e realmente protegê-lo do frio e de problemas de saúde, é recomendado colocar roupinha.
Cães peludos, em frio, tosados, também sofrerão, pois estarão sem seu isolante natural. Portanto, devem usar roupa.
Ainda, em geral, animais idosos têm mais frio, independente de qual seja. Filhotes também, mas os pais cuidam da proteção. Ambos perdem calor com rapidez e idosos não tem pais para aquecê-los. Portanto, cuidar da temperatura do animal velhinho é importante e usar roupinha é uma boa ideia.
Até mesmo cães que não estão acostumados com roupa, e que sempre arrancaram roupinhas quando colocadas, na velhice tendem a aceitar roupinhas, pois se sentirão mais confortáveis aquecidos.
Atenção, verifique se o tecido não causa reação alérgica.
Não deixe a roupa muitos dias sem retirar. Troque a roupa, verifique a pele por baixo se não há lesões, ferimentos, escamações, pulgas, carrapatos.
Colocar a roupa e deixar dias sem retirar pode fazer mal ao animal, causar dano à pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário