Pergunta:
"Tenho uns 4 pintinhos sem a mãe, preciso pôr uma lâmpada para aquece-los, de quantos watts tem que ser a lâmpada? em DUVIDA - Como cuidar de pintinhos recem-nascidos - por Eduardo.
Resposta:
Eduardo, uma lâmpada amarela de 60wattz em princípio.
Mas verifique o comportamento deles.
Se estiverem muito próximo da fonte de calor ou piando inquietos, estão com frio, aumente a fonte - proteja mais o local de vento, aproxime a fonte deles ou lâmpada mais forte.
Se estiverem longe, afastados, como que fugindo da fonte de calor, estå muito quente - suspena a lâmpada, diminua de alguma forma a fonte de calor.
Não tem um número exato. Vai depender do número de pintinhos, região (quente ou fria), local onde estão (caixa, gaiola).
Atenção: cuidado para a fonte elétrica não esquentar muito e causar estragos ou mesmo fogo. Não deixe encostar em plástico, pois irá derretê-lo. Cuidado para não aproximar de vasilhas de água (choque).
Prefira regular o calor sem eletricidade. Por exemplo, jornal é um material isolante térmico. Forre o local com jornal. O papelão de caixa e ovos também. À noite, quando dormem, nem precisa deixar na luz. Envolva-os num tecido quentinhos. Nāo exprema, obviamente. Apenas enrole meio frouxo sem apertar e coloque numa caixinha. Eles se aquecem e dormem.
Papel alumínio também eleva a temperatura rapidamente. Cuidado com superaquecimento.
Eles devem estar quietinhos. Durante o dia ciscando e durante a noite quietos. Comportamentos diferentes devem ser observados (piando alto, querendo fugir, se afastando ou grudando o corpo na lâmpada etc).
Povo da roça costuma colocar pintinho sem mãe enrolado em pelêgo (espécie de manta usada debaixo do arreio do cavalo frito de pêlo de carneiro) para dormir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário