segunda-feira, 6 de abril de 2015

CÃES - Piometra ou infecção de útero

A piometra, ou infecção de útero é um problema relativamente grave que as cadelas (e outras fêmeas) pode apresentar.
Vim falar de piometra e cachorras, pois é um assunto relevante e pode ser fatal.
Como dito, trata-se de uma infecção no útero das fêmeas.
Pode apresentar-se "aberta" ou "fechada". Estando "aberta", a secreção purulenta sai pela vagina da fêmea. "Fechada", não há eliminação de qualquer secreção.
O grau de gravidade da infeccção varia. Em geral,  a piometra fechada é mais grave, pois, por não eliminar secreção de imediato, será percebida após um tempo maior, quando os líquidos conramibados da infecção pode ter tomado outros órgãos internos, causando até uma infecção generalizada (septicemia, sepse).
Assim, os sinais só serão percebidos num estágio mais avançado, quando o animal deixa de comer, apresenta febre, fica prostrado.
Por outro lado, ao eliminar secreção, o sinal é logo notado para que sejam tomadas providências.
Essa secreção pode variar, mas em regra é um líquido espesso, grosso, amarronzado e cheira forte.
Não é como o sangue expelido no cio. O sangue do cio é bem líquido e vermelho vivo, mesmo nos dias finais do cio, a cor fica menos viva, mas a textura continua líquida, fluída.
A piometra pode ocorrer em qualquer fase da vida do animal, mas é comum surgir após cio (aproximadamente no prazo em que nasceriam os filhotes caso houvesse acasalamento, cerca de dois meses); em cadelas que nunca tiveram filhotes.
Havendo qualquer sinal, especialmente a secreção, procure um veterinário de imediato.
O traramento mais eficaz é o cirúrgico, em que se retira o útero (histerctomia). Dificilmente, é possível preservar o útero mediante tratamento com medicação pelos grandes riscos envolvidos.
Quanto mais precoce o diangóstico, melhor e mais chances de recuperação. Como geralmente o estágio não é tão inicial, a medida mais segura é a retirada do útero.
É uma castração emergencial.
Por isso, vale pensar numa castração eletiva (fora de estado de risco e emergência).
Toda e qualquer secreção anomal merece atenção, procure um veterinário o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário