O que fazer quando um animal ingere veneno acidentalmente (ou não)?
Vim dividir a experiência pois achei muitíssimo válida.
Um de meus cães bebeu água numa vasilha onde havia sido colocado veneno. Estava lavada, mas não se deve oferecer comida ou água aos seres vivos em locais onde se armazenou veneno.
Li os sinais e sintomas de alarme na embalagem, bem como os primeiros socorros. O animal não apresentava nada.
Diante da preocupação, procurei um contato telefônico de emergência da embalagem do veneno, geralmente produtos que apresentam riscos possuem esses contatos.
Encontrei o seguinte:
Telefone de emergência:
Ceatox - Informações Toxicológicas
0800-0148110
Telefonei e fui gentilmente atendida por uma moça, certamente especialista no assunto, de nome Bianca. Ela perguntou tudo sobre a ocorrência, desde como foi, a composição do veneno, fabricante, meus dados, nome do animal, espécie, sexo etc. Foi um atendimento bem completo.
No caso, a conclusão foi a seguinte: em virtude de o contato do animal com o veneno ter sido possivelmente residual (bebeu água em recipiente lavado com sabão onde havia anteriormente veneno), a orientação foi de improvável envenenamento (intoxicação) Observação durante as próximas 48h, principalmente efeitos gastrointestinais (diarreia, vômito) e presença de sangramento (envenenamento pode apresentar efeitos tardios, segundo a moça).
Por segurança, liguei para um veterinário, que me passou informações parecidas. Por se tratar de um veneno granulado e contato (se houve) residual, não haveria motivo de preocupação.
Fundamental as instruções da embalagem para casos de emergência. Em situações graves, há antídotos a serem ministrados, mas somente um médico veterinário pode avaliar e administrar o antídoto se for o caso.
Em resumo: mantenha recipientes com veneno longe de animais; descarte o recipiente onde foram armazenados, não reutilize, sobretudo para alimentação; guarde as embalagens dos produtos, elas contém informações essenciais no casos de acidentes (composição química, telefones de emergência etc).
O atendimento fui muito satisfatório, o Brasil funciona, sim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário