segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DÚVIDA - Garnizé com "casquinhas"

Pergunta:
Olá amigos e demais seguidores do blog! Acho de muita valia as dicas, sugestões e trabalhos desenvolvidos. Tenho consultado e aprendido muito! Estou com uns problemas com minha mini garnizé e gostaria de saber se podem me ajudar. É o seguinte: adquiri uma mini garnizé a pouco tempo e ela logo em seguida entrou em choco. Estava tudo bem, isolada em uma gaiola grande para ficar em paz, até que percebi uma espécie de "casquinha" em seu olho. Estranhei pois sabia q não era resultado de uma briga... No outro dia, esta casquinha estava maior e tb havia uma na barbela logo abaixo da orelha. O olho começou a ficar fechado e inchado, então providenciei uma limpeza com chá de camomila e tansagem morninho... Procurei informações na internet, mas não achei nada muito claro, por isso recorro a ajuda de vcs... O q pode ser? Como devo proceder... Estou bastante preocupada, desde já agradeço qualquer opinião e dicas. Posso mandar foto, caso auxilie na identificação. Forte abraço a tod@s Shada em GALINHAS - Identificando doencas pelos sinais externos.

Resposta:
Shada, não sou especialista, mas, pela minha experiência e sua descrição, me parece que talvez seja bouba aviária, até porque é uma das doenças mais comuns de galinheiros.
Essas casquinhas são como verrugas pelo corpo do animal, em especial na região da cabeça?
Pelo seu relato, associado ao inchaço, inicialmente pensei em bouba aviária, doença bem comum e ocorrente em épocas mais secas (em muitas regiões neste momento).
Há dois tipos de bouba, a bouba/epitelioma contagioso (vírus) e a bouba branca (fungo).
Mande fotos, eu as publico aqui, pode ser?
Já postei sobre a bouba aqui (clique no nome das doenças acima). Dê uma lida e veja as imagens, se são parecidas com o que ocorre com sua Garnizé. Procure fotos na Internet pela palavra "bouba aviária", só para você ter ideia de como se manifesta. O ideal é que um veterinário de aves avalie e diagnostique para prescrever o tratamento adequado.
Se for mesmo bouba, a prevenção é a vacinação.
Feito o diagnóstico, o tratamento, consiste em medicação.
Houve uma epidemia de bouba em meu galinheiro há um tempo atrás. Inicialmente começaram as verrugas em alguns animais, alguns ficaram com a região da cabeça e olhos toda encoberta, deixar de andar, comer. Iniciei tratamento com um rémedio prescrito. Colocava na água deles. Os casos mais graves, pingava gotinha direto no bico, pelo menos enquanto eles mal se moviam pelos olhos inchados encobertos. Tive umas 3 garnizés que ficaram bem graves, dessas uma ou duas apenas que não resistiram. As demais recuperaram-se com o tratamento.
Por ser contagiosa, o correto é isolar os animais doentes.
Minha bisavó tinha uma solução caseira para casos de bouba: bonequinha de enxofre. Trata-se de colocar enxofre num pano, fazer uma espécie de trouxinhas bem amarrada e deixá-la na água do galinheiro. Dava certo. Eu ainda não utilizei e não sei se tem comprovação científica.
Apenas um adendo final: quando tiver que ministrar remédios na água, lembre-se de deixar os animais um tempo antes de oferecer a água sem água (uma ou duas horas antes, dependendo do clima), para que todos estejam com sede ao receberem a água e você se assegurar que a medicação foi ingerida por todos!
Finalmente, quando o plantel estiver curado, é recomendável fazer uma desinfecção do local.

Crédito: Shada

Crédito: Shada
 

Espero ter ajudado, e aguardo fotos, se quiser mandar, certo? (Fotos enviadas acima!)
Boa sorte!

8 comentários:

  1. Agradeço muito tua ajuda, está sendo de muita valia! ...mas não descobri como te envio as fotos :(. ??
    Abs
    Shada

    ResponderExcluir
  2. Shada, passe seu email que entro em contato, pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Agradeço muito a tua ajuda. A partir do que disseste, mediquei a minha mini garnizé com terramicina la e apliquei tintura de thuya nos machucados (casquinhas). Ela está ótima, a última casquinha já está sarando.
    Acabei não entrando em contato antes pq ela teve os pintinhos e fiquei ocupada com o tratamento e cuidados com eles...
    Posso mandar as fotos de quando ela estava "mal", mas não queria deixar meu email exposto no blog.... :(

    Novamente agradeço
    Grande abraço
    Shada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shada, pode escrever oara blogilcagnolino@yahoo.com.br

      Excluir
  4. Gente minha galinha também está com isso... O que realmente é isso ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é a aparência? A doença mais comum que apresenta espécies de verrugas e inchaço na cabeça é a bouba, como dito na postagem. As galinhas estão vacinadas?

      Excluir
  5. A minha Garnizé tem medo e o que dou para ela comer ,e ela vive sozinha o que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ração para postura, quirera triturada, legumes e verduras.
      Não assuste a galinha. Deixe comida e água disponível, para que ela vá se acostumando com o lugar.

      Excluir