A técnica de hoje resume-se em como ensinar um filhote a fazer xixi/cocô na grama!
Como já dito, um sinal de que o filhote está farejando local para fazer as necessidades é quando anda de cabeça baixa, cheirando o chão, em círculos grandes ou oequenos geralmente.
Pois bem, em princípio, essa técnica é mais apropriada a um filhote não muito novinho, com mais de dois, três meses, pois requer mais habilidades de seguir o dono por caminhos mais longos, associar o fazer necessidades com a grama etc.
Enfim, quando perceber que o filhote está caminhando cheirando o chão, chame-o para a grama, para o local onde quer que ele faça as necessidades. Fique com ele por lá até que ele faça o que pretendia. Pode ser que seja alarme falso, não desista, tente sempre!
Em todo caso, de tempos em tempos leve-o para o gramado, antes que ele faça o xixi em qualquer lugar. A cada tempo razoável que ele não fez xixi, leve-o ao gramado. Esse tempo razoável varia. Quanto mais novinhos, menor o tempo, uma em uma hora, filhote de uns quatro meses, a cada três horas aproximadamente. Não espere ele fazer o xixi. Condicionem-se a irem à grama de tempos em tempos para as necessidades. Com o cheiro de urina no local (dele mesmo ou até de outro animal) ficará mais fácil e rápido cada vez que levá-lo até o lugar, assim que ele sentir o cheiro de xixi, fará também. E assim deve acostumar a fazer na grama, até ir sozinho ao local.
E quanto ao cocô?
A regra é a mesma, porém a frequência é menor e o filhote tende a fazer cocô após a alimentação (logo após ou alguns minutos, varia, você terá que observar). Mas esse sinal facilita na hora de levá-lo até o gramado. Assim que ele terminar de comer, vá com ele até a grama, fique por uns minutos, certamente em pouco tempo ele defecará no local!
Nenhum comentário:
Postar um comentário