domingo, 24 de setembro de 2023

GALINHAS - Pintinho deficiente


Pergunta:

URGENTE!!!
Há 3 semanas meu marido trouxe um pintinho recém-nascido “rejeitado” pela mãe da fazenda. O problema é que esse pintinho não come sozinho e nem “bica” nada. Se eu não abrir o bico dele e enfiar a comida e água, ele não come nem bebe. Outro fato é que ele não cisca, por mais que eu coloque ele sobre a terra. Nada chama a atenção dele. Já coloquei umas formiguinhas vivas perto dele e nada. Ele não é cego porque quando vamos chegando perto dele (mesmo em silêncio) ele se assusta. Ele já está ficando grandinho e não faz nada por si próprio a não ser piar sem parar. Já me disseram que pode ser problemas no bico, mas não vejo nada de anormal nele.
O QUE EU FAÇO???
Ana Cláudia Ramos
São Joaquim do Monte/PE
E-mail: ana25ramos@hotmail.com



Resposta:
Olá, Ana Cláudia, bem vinda!

Precisaria de mais informações para entender o que está acontecendo.

Num primeiro momento, pensaria que o pintinho está contaminado com alguma doença aviária. Porém se está crescendo, talvez não esteja, pois doenças aviárias são bem graves e ele teria morrido, se não tratado.

Por outro lado, por estar crescendo com esse comportamento anormal, além do fato de ter sido rejeitado, eu pensaria em deficiência.

É comum que as mães animais na natureza rejeitem filhotes não saudáveis, não viáveis.

Diria que pode ser um pintinho deficiente, não sei ao certo qual deficiência ele teria, pode ser cerebral inclusive.

Continue observando, procure um vet para saber se tem dor. Em todo caso, siga cuidando dele.

Colocar um outri pintinho junto pode acalmá-lo (comprar em avicultura).

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário