"Oi, a galinha do meu avô botou 6 ovos e já tinham nascido 2, até aí tudo bem, mas um tempo depois, meu irmão mais novo veio e quebrou todos os ovos, consegui salvar um, mas uma parte do ovo saiu e ficou um buraco eu fui ver se estava tudo bem com o pintinho, mas tinha MUITAS MUITAS formigas dentro e estavam comendo ele vivo, resolvi tirar ele do ovo para tirar as formigas dele, assim que tirei todas, vi que ele ainda não estava totalmente pronto para sair, mas já tinha alguns pelinhos, ele não consegue andar e a galinha não aceita, peguei ele e coloquei numa caixa no sol com um pano em cobrindo ele, à noite eu coloquei junto com a galinha e hoje cedo quando cheguei, encontrei ele caído no chão porque o gato tinha pegado ele, levei ele para meu quarto e deixei ele aquecido, mas ele estava com dificuldade na respiração, agora ele está respirando melhor, mas ainda não consegue andar, acho que as patas não se desenvolveram, o quê eu posso fazer para ajudar ele? Como alimento ele?"
Resposta:
Olá, bem vindo!
Primeiramente, muito bom que você não tenha desistido dele e tenha se esforçado para salvá-lo!
Vamos por partes.
Dificilmente, pintinho tirado do ovo antes do tempo sobrevive.
Se ele sobreviver, não coloque de volta com a galinha, só tem chance de vida se for criado separado na caixinha.
Não dá pra saber ainda se ele vai ficar com algum defeito nas patas. Por tudo que ele passou, é normal que ele nem tenha forças. Aguarde.
Vá cuidando dele na caixinha. Mantenha aquecido. Mas cuidado para não deixar no sol direto, eles morrem de calor literalmente.
Coloque quirera fina na caixa, para que ele coma sozinho se conseguir.
Uns 2-3 dias após nascido, o pintinho não come mesmo, ele se mantém com as reservas do vitelo (gema que o alimentava dentro do ovo).
Se ele melhorar, vai começar a ciscar sozinho. Você saberá se comeu se fez cocô. Se fizer, está ciscando.
Se ele não comer de jeito nenhum, faça uma pastinha de quirera e água e vá colocando no biquinho. Faça pequenas bolinhas como massinha e coloque no bico. Espere engolir pra dar outra, se não sufoca.
Feito tudo isso e ele resistir, com o tempo vai ver qual a situação dele, se vai comer sozinho, se as patas vão ser normais ou não. E, então, ir adaptando.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário