"Olá, tudo bem? Eu espero que você possa me ajudar, o pintinho daqui de casa não teve forças para sair de dentro do ovo e ainda ficou grudado naquela pelinha que envolve o pintinho dentro do ovo. Amornei um pouco de água e consegui desgrudar. Aparentemente, ele também é prematuro. Tem as patinhas mal formadas e por isso não anda, não come e não bebe sozinho. Apesar disso tudo, ele é bastante ativo, apesar de não andar, se arrasta para todos os cantos do viveiro e sustenta o pescoço e tem começado a bicar a comidinha. Dentro do ovo quando eu fui tirar, aparentemente ainda tinha gema, ele mal tem penas também, por isso creio que ele seja prematuro. Como posso prosseguir meus cuidados com ele? Ele tem chances de sobreviver e se desenvolver?"
Img Dušan veverkolog
@veverkolog
Resposta:
Olá, bem vindo!
Primeiramente, não existem pintinhos prematuros. Isto porque se ele não está pronto e, por algum motivo, sai/é tirado da casca antes do tempo, ele morre. Não tem o quê fazer.
Quando o pintinho está pronto, a gema que o alimenta dentro do ovo e fica ligada a ele pelo umbigo é absorvida pelo abdômen.
Cerca de 24h antes da eclosão total, quando ele começa a bicar o ovo, inicia-se esse processo de absorção da gema pra dentro do corpo.
Quando ele deixa completamente a casca, essa absorção acabou de finalizar. Não fica gema exposta.
Se tiver gema pra fora ainda, não sobrevive.
Assim, não há pintinho prematuro que sobreviva. Se for tirado do ovo menos de 24h de estar pronto, morre. E durante/depois dessas 24h, não é prematuro, está a termo (pronto).
Pelo que conta, o seu pintinho não ter conseguiu sair da casca sozinho pela deficiência que apresenta nas patas.
É um animal deficiente, como pode acontecer com qualquer animal.
Geralmente, animais deficientes não sobrevivem, pelas próprias dificuldades que apresentam. Seleção natural, os mais aptos que resistem.
Provavelmente, ele não teria sobrevivido, se não tivesse sido ajudado.
Normal não fica, será animalzinho deficiente e merecedor de todo cuidado como qualquer outro.
Apesar de a expectativa de vida de animais deficientes serem menores, tudo depende dos cuidados que você vai ter com ele.
Ele precisará de cuidados especiais, é bem mais indefeso que um pintinho outro.
Cuidando certinho, atendendo as necessidades dele, ele pode viver bem, o quê eu faria e aconselho: cuidar com carinho!
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário