Quando a fêmea está próximo de parir os filhotes, pode começar a eliminar uma secreção verde musgo.
Assim que começar a sair a secreção, os filhotes devem nascer em algumas poucas horas. Se passar de 2, 3 horas, procure um veterinário.
A secreção pode ser verde musgo. Qualquer secreção de outra cor, com pus, mau cheiro, é caso de veterinário urgente, pois a fêmea pode estar em risco de vida.
O tempo entre o nascimento de um filhote e outro é, no mínimo de 15 minutos e, máximo, de 2 horas.
Intervalos maiores devem ser supervisionados por veterinário, pois passa a não ser normal e pode estar havendp algum sofrimento para os filhotes ou mãe.
Como saber se ainda há filhotes para nascer?
Em regra, somente o veterinário poderá informar após exame. Mas o comportamento da fêmea pode indicar o que ocorre.
Ao final do parto e nascimento de todos os filhotes, a mãe pára de fazer força, fica mais calma, deita com os filhotes, enfim, descansa!
Agitação, continuar a fazer força (como se quisesse fazer xixi e não sair nada), inquietação, choro, irritabilidade ou qualquer comportamento que não demonstre que a fêmea está descansando é sinal de que ainda pode haver filhotes vivos ou mortos.
E o problema de haver filhotes mortos é grave, pois coloca a vida da mãe sm risco. O filhote morto não colabora com o parto mais, não fa os movimentos do expulsivo. E, quanto mais tempo um filhote ficar morto ficar no útero, mais riscos a mãe corre.
Na dúvida, chame sempre um veterinário!
#cães, #gatos, #gestante, #parto, #filhote, #cachorrinho, #gatinho, #prenhez, #amamentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário