terça-feira, 17 de agosto de 2021

CÃES - Cachorros à venda online

Embora sugira adotar animais ao invés de comprar, algumas pessoas preferirão comprar.

Dizem querer certa raça específica, mesmo assim há doação de animais de raça por pessoas que precisaram mudar de casa, viagem, incompatibilidades com pessoas e locais etc.

Faça uma boa busca por adoção do cachorro da raça que deseja antes de comprar, vai achar, se não de imediato, em breve.

A propósito, segue um site que publica doação de animais de variadas raças e espécies.

www.caesparadocao.com.br

Se ainda assim, estiver a procura de determinado cão (ou gato) para comprar, importantíssimo que verifique algumas coisas antes.

Procure canis com referência. Busque informações sobre os canis que encontrar, desde tempo de funcionamento, localização, instalações físicas, depoimento de outros compradores. Com as redes sociais, facilita!

Veja há quanto tempo o canil está no mercado. Busque infos no www.reclameaqui.com.br.

Informe-se sobre a regularidade do canil em entidades de cinofilia. Animais registrados, com pedigree, devem, necessariamente, ter registro em entidades de cinofilia, no caso o Kennel Clube filiado à CBKC - Confederação (internacional) ou ACB - Associação Brasileira de Cinofilia (nacional). Verifique o nome e numeração de registro, entre em contato e peça informações, confirme as que já recebeu, inclusive sobre o registro do filhote e ninhada à venda. Todad essas infos de ninhada devem ser passadas à entidade quando se é criador profissional.

www.cbkc.org

www.acb.org.br


Visite o canil pessoalmente. Vá até o local pessoalmente para conhecer a criação, como os cães vivem, como são tratados, veja qual alimento/ração comem, conheça os animais (padreadores e matrizes).

Observe se os animais têm espaço suficiente para viverem saudáveis. Conheça os pais. Observe a situação de saúde deles.

Verifique se há higiene no local e normas sanitárias obedecidas.

Se não puder ir pessoalmente, for de longe, peça que alguém faça essa visita para você.

Peça atestado de saúde, carteira de vacinas do filhote e pais. Importante passo para garantir que o filhote está saudável, se os pais estão sendo mantidos saudáveis, inclusive para eventual responsabilização do vendedor em caso de doença pré-existente.

Cheque vermifugação, se administrados outros antiparasitas orais antipulgas, carrapaticida.

Façam contrato de compra e venda. O contrato assinado por vendedor e comprador irá regular todas as situações que envolverem a venda, facilitando em responsabilização das partes em caso de problema.

Consulte um advogado para avaliar se o contrato está adequado.

Veja qual a disponibilidade do vendedor em esclarecer dúvidas, orientar cuidados no primeiro ano de vida do filhote pelo menos.

Pesquise sobre o padrão oficial da raça. Há muitos anúncios vendendo "minis", "micro", "anões". Muitas raças não apresentam animais de tamanho reduzido, é apenas uma enganação para chamar atenção. Além de que animais muito pequenos não são saudáveis, não devem ser vendidos como raros, nem permanecer em plantel de criação, pois degenera a raça, prejudica o desenvolvimento saudável e normal do cão. 

Animais pequeniníssimos são muito procurados, mas podem ser totalmente desviados do padrão para agradar pessoas, e, o maus grave, desvios que prejudicam a vida e saúde do cachorro.

Veja nos padrões oficiais se aquela categoria existe. Se não, aquele vendedor está enganando interessados.

Consulte um veterinário. Importante que um vet examine o filhote antes da entrega ou logo após, para atestar seu estado geral de saúde.

Adquirir um animal requer muita responsabilidade antes, durante e depois da aquisição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário