sexta-feira, 22 de março de 2019
CÃES - Adoção de filhote
Adotar um animal é algo que exige responsabilidade.
Não se dá cachorrinho para crianças. Neste caso, a criança não tem maturidade para cuidar do cachorro.
Considero muito saudável a convivência entre crianças e animais, mas sob supervisão dos adultos, que deverão cuidar do filhote propriamente dito.
É óbvio, mas parece que as pessoas esquecem que animais precisam de muitos cuidados, gasta-se razoalmente, faz sujeira, vai ocupar parte do seu tempo, faz bagunça etc.
Todo animal vai interferir na vida da família. Se não interferir nada, é porque há algo errado: não está sendo cuidado como se deve.
É importante checar o tamanho do cachorro adulto, para saber se o espaço disponível é adequado a ele. Isto não significa que se deve procurar "filhote de raça pequena porque moro em apartamento".
A busca de filhotes de raça sob a justificativa de que não vai crescer não funciona. Nunca funcionou. Na verdade, é mais uma desculpa pela escolha.
Animais sem raça definida existem aos montes de todaa as idades, tamanhos, cores, pelagens etc. E o que mais vemos, hoje em dia, é inúmeros animais abandonados precisando de famílias.
Com certeza, há algum protetor, ONG, abrigo ou mesmo Centro de Zoonoses em sua cidade, locais onde você pode e deve adotar um cão.
As pessoas têm preferência por filhotes, pois podem criar como preferem, mas cães adultos são tão adaptáveis quanto. Não crie resistência quanto a possibilidade de adotar um adulto. Além de não passar por fases difíceis e mais trabalhosas de filhotinhos, a adoção de adultos é muito gratificante. Eu já adotei vários e não diferença entre amar um filhote ou adulto.
Filhotes dão muito mais trabalho e exigem muito mais atenção, fazem mais arte, mordem e roem de tudo, precisam ser ensinados sobre a disciplina da casa, podem chorar ao ficarem sozinhos nos primeiros dias. Tenha tudo isso em mente ANTES de adotar um filhote.
Como disse, busque filhotes ou adultos em locais que abrigam animais para doação. São trabalhos muito nobres e difíceis desses cuidadores de animais abandonados. Ao adotar um animal proveniente de abrigos, todos ganham: o abrigo, os cuidadores, o adotante, os animais e a sociedade coml um todo!
Vale a pena buscar animais na Internet como Mercado Livre, OLX e, até mesmo pelas pesquisas do Google, mas tome cuidado em ir conhecer o animal pessoalmente, o doador, como era cuidado, a causa da doação, últimas vacinas, carteirinha de vacinação, que alimento comia etc.
Volto a falar sobre adoção de filhotes em outras postagens!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário