domingo, 22 de abril de 2018
ADOÇÃO DE ANIMAIS - Amor incondicional
Dizem que adotar um animalzinho não se garante que ele vai estar com você por toda sua vida (pelo próprio tempo de vida deles...), mas que, certamente, ele ficará todo o tempo dele ao teu lado.
Adotar um animal é um presente, dos mais preciosos que lhe a vida pode nos agraciar. Dos mais ternos, doces, gratificantes. Mesmo quando o animalzinho é bagunceiro ou arteiro. Isto é pouco importante quando ele nos olha nos olhos, pede carinho, demonstra afeto e lealdade como, raramente, se vê por aí. Por incrível que pareça, as pessoas têm memória curta. Eles, não. Jamais se esquecem de alguém que os resgatou, salvou da morte e deu condições de vida digna.
Já tive a feliz oportunidade de acolher e adotar muitos deles. Desde que eu era crianca. Tantas vezes, muita gente não me apoiou ou mesmo me disse para parar de "pegar testo". Dizia uma Monja que aquilo que é rejeitado é o mais puro, falando sobre os tecidos das roupas deles e passando uma bonita mensagem de vida.
Eu já sentia isso no meu coração. E nenhum "problema" de algum animal foi impecilho para que eu o resgatasse.
O problema real do ativismo como resgatador é que as pessoas que não têm consciência passam a abusar de quem se compromete com essa atividade e, principalmente, jogar (literalmente) animais para que essas pessoas deem um jeito. Mas vou falar sobre abrigo de animais numa outra oportunidade.
Vim, hoje, falar dos animais especiais.
Muitos dos animais recuperados conseguem voltar a ter uma vida normal, sem nenhuma sequela. Outros, não. Devido a vários fatores decorrente de mais tratos, negligência, omissão, idade e o próprio abandono, muitos deles não têm condições de saúde absolutamente impecáveis e pasam a conviver (muito bem) com algumas limitações.
São atrofia e amputação de membros, perda de movimentos ou funções (cego, surdo), paralisias, má/falta de alimentação, muito velhinhos e com muitas dificuldades, doenças crônicas (dermatites etc.), sistema imunológico debilitado e outras mais.
Entretanto, isso não os impede de serem animais felizes. Mesmo com as limitações e dificuldades com as quais passam a conviver, posso garantir que são animais felizes, cheios de vida e não embrutecidos pelo sofrimento. Alguns até são mais temerosos, mas o cuidado, tempo e amor revertem tudo.
Todos os animais da minha vida foram e são anjos que Deus me deu. Com a mais absoluta certeza que só um coração pode assegurar. Mas os especiais, esses são anjinhos que vem tocando música na nossa vida. São poetas. Olham a vida, a gente e a nossa relação como os mais belos poemas.
As pessoas buscam muitas formas de realização, satisfação pessoal, experiências do outro lado do mundo, mal sabem que pode haver um tesouro esperando para ser encontrado ali na esquina, num abrigo de animais etc.
Se você não viveu esta indescritível experiência, viva um dia. Usufrua dessa nossa vida que esta ligação vai te proporcionar.
Se, por agora, você não pode ou não tem condições de acolher um animal abandonado, procure apadrinhar algum em abrigos ou fazer doações frequentes a instuições de: ração (alô, fábricas), materiais de limpeza, medicações mais comuns não vencidas (dor, febre), materiais de construção (alô, empresas), jornal, tecidos para caminhas, vasilhas para água/comida, produtos veterinários (antipulgas, anticarrapato, vermífugo), brindes para rifas, bingos, sorteios etc.
Pode ser um voluntário, também, doando o seu tempo a eles. Diz um filósofo da atualidade que é muito fácil e cômodo querer salvar a África, aderindo petições online (que não têm validade jurídica, aliásl, difícil é salvar o animal abandonado na tua porta, porque exige, verdadeiramente, atitude e trabalho.
Hoje, eu convido todos que estão me lendo a se engajarem em uma causa animal de modo efetivo. Comprometer-se ma resolução da causa animal do seu bairro, da sua rua. Comecemos no pequeno que chegaremos no grande. Uma longa caminhada começa com um passo. E este é o sinal, momento, oportunidade para cada um de nós começarmos.
Pedir um mundo melhor não adianta nada, se não sermos a diferença que queremos ver no mundo. É um trabalho de formiga, cada um fazendo um pouco parte que lhe cabe e, assim, se faz um mundo melhor.
Vou passar a trazer diversas alternativas para quem está disposto a começar a caminhada!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário