Pergunta:
"Comprei uma poodle pra minha filha, ela estava com 3 meses aprox. hoje levei ela pra dar banho a tarde, quando foi a noite ela estava normal, brincando pelo quintal e correndo, quando de repente ela fez um gemido, e na segunda eu estranhei, quando peguei ela já estava sem ar, sem forças, pensei q estava engasgada mas não era, parecia com dificuldade de respirar e fraca, morreu nos meus braços e não pude fazer nada. Ficamos arrazados, o que pode ter sido? Detalhe ela ficava muito dentro de casa sozinha, ou seja não corria, só a noite brincava, pois tenho comércio e minha mulher não me deixou dar a cadelinha, estamos muito triste. Ela estava saudável, pelo brilhando foi bem cuidada só não tinha muita companhia, somente a noite. Por favor se puder ajudar, muito obg." Por Raphael Lima em SAÚDE ANIMAL - Meu cachorro morreu de repente. 07/03/18.
Resposta:
Olá, Raphael!
Sinto muito pela perda.
Não é possível saber a causa da morte sem necropsia e ainda menos pela net.
Podemos apenas sugerir algo com base no seu relato.
O fato de ficar sozinha em si não tem a ver com morte. A menos que ela tenha sido ibtoxicada por algo que ingeriu ou picada de algum bicho peçonhento. Neste caso, teria que avaliar essa possibilidade de envenenamento de acordo com o que ela tinha acesso na casa e vestígios (plantas venenosas mordidas, produtos de limpeza etc.).
No mais, ela estava vacinada? Embora óbito por doenças dificilmente acontecsn de repente, o animal apresenta sinais antes como apatia, diarreia etc.
Eu ainda suspeitaria de torção gástrica. Literalmente, o estômago se contorce e só pode ser revertido com cirurgia emergencial. É algo grave e não há o que fazer, apenas vet muito urgente. Nesses casos, ocorre um óbito rápido e sem sinais anteriores. É mais comum em animais jovens e acontece geralmente quando o animal corre logo após se alimentar ou beber água. Logo, a única forma de prevenção é não deixar o animal se agitar muito após alimentação.
Poderiamos pensar também em ataque cardíaco ou morte súbita, mas acho improvável pela idade.
No caso de animais comprados, vale a pena verificar com o vet a causa da morte para, se for decorrente de doença pré-existentes, o vendedor deve ressarcir o comprador.
Sabemos que há "fábricas de animais" cujos cães sofrem para manter a reprodução desejada e não há um controle de saúde adequado.
Inclusive, ocorre de canis acasalarem animais parentes e gerarem filhotes com graves doenças genéticas, inclusive fatais, esta também é uma possibilidade de causa da morte.
Foi feito contrato? Reveja isso tudo.
Enfim, säo algumas possibilidades.
Costumo orientar os cuidadores de animais que devemos ter responsabilidade sobre a vida deles. Alimentação, saúde, vet, ambiente, bem estar em geral. Estando tudo em dia, algumas fatalidades não são controladas mesmo.
Se vocês fizeram a parte de vocês, fatalidades acontecem e somente podemos aprender e crescer com elas!
Lamento e que se recuperem da perda com sabedoria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário