sábado, 22 de abril de 2017

GALINHAS - Incubação artificial e pintinhos deficientes

Tenho recebido perguntas sobre pintinhos deficientes nascidos de chocadeira.
Realmente, a proporção de pintinhos deficientes é imensamente maior do que pintinhos nascidos de incubação natural.
Isto porque não é fácil reproduzir as condições ideais de incubação como na natureza em choco natural.
Principalmente nos últimos dias de choco, os fatores temperatura, umidade, ventilação e viragem devem ser bem precisos para que eventual oscilação causa alguma deformidade no pintinho.
E quanto mais caseira a chocadeira, mais difícil de controlar tudo. Chocadeiras industriais (acima de 3 mil ovos) constumam ser bem precisas e as eclosões geram melhores resultados, menos perdas ou deformações.

Como evitar o problema?
Pesquisar e se informar muito a respeito das condições ideais de incubação - temperatura, umidade, viragem e ventilação. Quanto mais constante e uniforme, melhores os resultados. Lembrando que nos dias finais de incubação a % de umidade deve aumentar um pouco para facilitar a eclosão. Saber de todos esses detalhes é fundamental para tentar garantir o máximo possível as condições adequadas a uma eclosão de sucesso.
A baixa umidade na eclosão é um grande responsável por pintinhos deficientes. Isto porque os movimentos internos do embrião em fase de eclosão geram mais energia e calor, exigindo um pequeno aumento da % de umidade para atender as necessidades desta fase final.

Leia tudo sobre eclosão:

http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-tudo-sobre-eclosao-quando-e.html?m=1




7 comentários:

  1. Oi, por favor me ajuda. O galo acabou pisando em um pintinho, dai minha mãe foi colocar ele perto da galinha, mas ela ficou bicando ele então eu separei ele da mãe. Ele tava molinho mas dei agua mineral pra ele e ele ta mais desperto, mas ele não anda, a pisada do galo acabou machucando as patas deles, como posso criar ele ate poder voltar para o quintal? Obs: ele pia mt tentando andar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/05/galinhas-cuidar-pintinho-machucado.html?m=1

      Excluir
  2. Eu des eu deixo com a galinha eu te dela

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde pisaram no meu pintinho e as tripas dele saiu pela a bunda mas ta vivo so q ta respirando forte oq eu faço e está um pouco triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com um pintinho muito machucado oque poço passar nos ferimentos dele

      Excluir
    2. Respondido:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2023/02/galinhas-pintinho-machucado-na-cabeca.html?m=1

      Excluir