sexta-feira, 14 de abril de 2017

ANIMAIS - Compra e direitos legais

A ideologia deste Blog é baseada na adoção de animais e não compra, principalmente dos domésticos.
No caso de silvestres, a compra é a opção lícita, pois não se fomenta o tráfico ao adquirir um animal de criadouro legalizado (consulte IBAMA e ICMBio).

O que devo saber antes de adquirir um animal comprado?
Primeiro, pesquise sobre o criador. Vasculhe tudo sobre nas redes sociais, principalmente procure opiniões confiáveis de outros compradores. Confiável é opinião que não pode ser manipulada, que não esteja no próprio site do criador. Procure ou peça indicação de compradores e procure nas redes sociais, mande email, entre em contato para pedir referência.

Cheque se o criador está em dia com as obrigações legais (verifique CNPJ ou CPF), se está regular ao órgão fiscalizador da categoria (por ex., canis devem estar regulares perante CBKC; criadouros comerciais de selvagens devem estar autorizados pelo órgão ambiental).

Procure todas as info sobre o criador em sites de relação de consumo (como o reclameaqui) ou mesmo comentários feedback em sitea de venda como Mercado Livre.

Toda negociação deve ser feita por escrito, ou seja, exija contrato de venda e compra. Se já te enviarem pronto, atente-se para todas as cláusulas, consulte um advogado se tiver dúvidas. O contrato deve ser bilateral, oneroso, ou seja haver obrigações e deveres para ambas as partes, sem beneficiar ou prejudicar demais uma ou outra parte.

Além de pesquisar tudo sobre o animal que está adquirindo, para ter certeza que terá condições de cuidar e manter saudável, tire todas as dúvidas com o criador: alimentação, principais cuidados e doenças comuns etc.

Exija atestado de saúde assinado por veterinário e verifique se foram aplicadas as vacinas necessárias até aquela idade.
Um hemograma pode ser muito útil e válido.

Ao receber o animal, passe por consulta veterinária de sua confiança, para confirmar o estado de saúde.

Mantenha todo contato feito com o vendedor registrado pelo menos por um ano, se não houver problemas (mensagens e emails trocados).


Nenhum comentário:

Postar um comentário