sexta-feira, 9 de setembro de 2016

GALINHAS - Rhodia com galo caipira

Pergunta:
"bom dia se eu cruzar galo caipira com galinha rhodia ,tera fecundacao ? grato" por helvecio em DUVIDA - Quando galinha comeca chocar

Resposta:
Olá, Helvecio!
As rhodias são férteis, mas não são boas chocadeiras.
Ou seja, botam e dificilmente ficam chocas. Podem ficar, mas não é comum.
Se houver galo no galinheiro, provavelmente os ovos delas serão fecundados/galados. Mas para aumentar chance de conseguir pintinhos, aconselhável colocar os ovos delas para outro galinha caipira chocadeira chocá-los.
Ou em chocadeira artificial mesmo.
Boa sorte!

5 comentários:

  1. Boa tarde,

    Meu caso é o contrário, galo rhodia com galinha caipira.
    Até o mês passado eu tinha duas galinhas caipiras e um galo (grandão, rsrs).
    Eles ficam soltos no lote atrás da minha casa, mas às vezes as galinhas pulavam o muro (+/- 1,5 metros) para o lote vizinho, que está puro mato.
    Elas iam e voltavam ao anoitecer, ou no outro dia, só que aconteceu um incidente, apareceu um gato diferente pelas redondezas e deu cria neste lote vago, acho que uma das galinhas mexeu com os filhotes da gata e desapareceu (deve ter sido assassinada, rsrs) e a gata ainda veio parar em meu quintal (acho que veio correndo atrás da outra galinha) e entrou em luta corporal com o galo (o galo apanhou demais, foi depenado mas não teve ferimentos graves).
    Desde essa briga a galinha sobrevivente não voltou a dar os perdidos (deve ter ficado com remorso pela perda de sua companheira e pelo galo ter levado "um pau", kkkkk), então deixei ela chocar 6 ovos.
    Hj pela manhã fui colocar comida para eles e vi que nasceram 5 pintinhos.
    Não sei nada sobre criação de galinhas, muito menos agora com esses pintinhos. Lendo algumas postagens vi que tenho que comprar a tal Quirera para que os pintinhos se alimentem.
    Observei que tem uns piolhos no ninho e lendo aqui vi suas recomendações sobre o Bolfo (posso borrifar mesmo com os pintinhos lá?).
    No mais, quero elogiar seu blog, muito bom!
    Mas também espero algumas dicas sobre o que fazer para que os pintinhos cresçam saudáveis.
    Tipo:
    O ninho é tipo um caixote que está sobre uma armação de uns 30 cm de altura, deixo eles lá mesmo?
    Será que eles conseguem sair? Improvisei uma rampa, mas não sei se eles teriam força para subir...rs
    Não tenho um galinheiro, posso deixá-los soltos pelo lote?
    Eles estão todos bem "penudinhos", só que aqui em BH está um pouco frio, seria necessário cobrir o caixote com uma manta, sei lá?
    Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando pra falar que todos dessa ninhada morreram devido ao frio intenso. Mas dois meses depois a galinha chocou 10 ovos e nasceram os 10! No entanto 3 já se foram no decorrer de +/- 1 mês, tem um que parece não se desenvolver e outro que está com bastante penas, mas está todo tristinho. Espero que sobrevivam!

      Excluir
    2. Gostaria de receber dicas sobre vacinação, você poderia me passar?
      Desde já agradeço!

      Excluir
    3. Resposta do primeiro comentário:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/10/galinhas-pintinhos-nao-sobrevivem.html

      Excluir
    4. Resposta do segundo comentário:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/10/galinhas-tabela-de-vacinacao.html

      Excluir