segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CÃES - Tumor benigno (lipoma) em cão idoso

Vim conversar sobre lipomas em cães idosos.
Meu idosinho tem vários lipomas.
São pequenos nódulos de gordura, benignos.
Em princípio, poderiam ser retirados, porém há uma contraindicação: a idade. Isto porque a extração desses nódulos exige anestesia geral.
Conversei com o veterinário sobre a possibilidade de anestesia local, porém devido a necessidade de retirar uma margem de pele ao redor do nódulo, por menor que seja, teria que utilizar anestesia geral.
A opção mais segura de anestesia geral é a inalatória ao invés de injetável, mas os riscos não são eliminados. Além do valor ser maior.
Vou tratar sobre anestesia em postagem só sobre isso.
Considerando um cão em idade avançada, qualquer intervenção cirúrgica que necessite de anestesia geral requer avaliação prévia.
No caso do meu cão, a pele que recobre o nódulo se rompeu. Talvez por se localizar na barriga e atritar com o chão, já que ele é um dachshund baixinho.
Quando isso ocorreu, o tumor ficou bem exposto. Eu gostaria que fosse removido.
Mas realmente haveria necessidade de anestesia geral e optamos por não fazer.
Não se tratando de tumor maligno, submeter um cão idoso à anestesia geral seria um risco alto desnecessário.
A prescrição foi tratar a ferida para fechar e ministrar antibiótico e analgésico, cuidando para evitar berne.
Rapidamente, a abertura cicatrizou.




8 comentários:

  1. Concordo, não tem sentido submeter a riscos.

    ResponderExcluir
  2. Ola!tenha uma salsinha tb com o mesmo problema..hoje ela ta com 13 anos ea veterinária ja retirou 5 lipomas dela em 2 meses..foi anestesia local..se vc quiser te indico o telefone dela se vc for de sao paulo.chega uma uma hora q ficaa perigoso a pele aberta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela!
      Agradeço muito!
      Meu anjinho se foi devido um câncer! Contei a história aqui, se quiser saber!
      Agora, lembranças, saudades e o amor que fica!
      Sabedoria e amor!

      Excluir
    2. Olá Isabela. Minha labradora tem um lipoma na parte inferior da coxa esquerda. Isso ainda não está prejudicando ela, mas aumentou de tamanho e até medicamos e surtiu efeito reduzindo. Porém por se tratar de corticoide, não podemos usar por tempo muito longo então retiramos o medicamento e infelizmente o lipoma que tinha diminuído tornou a crescer. O medo da veterinária é aumentar mais e prejudicar ela na abertura das patas e prejudicar a bacia e coluna por envergar a forma natural. O risco é grande pela localização. Fizemos a cintologia e está sob os músculos da coxa. Bem difícil acesso e remoção. Não sei o que fazer. Qual a doutora que operou sua cachorra? Você pode me falar a respeito e me dar o contato. Ficou muito caro? Obrigada. Leila

      Excluir
    3. Olá Isabela. Minha labradora tem um lipoma na parte inferior da coxa esquerda. Isso ainda não está prejudicando ela, mas aumentou de tamanho e até medicamos e surtiu efeito reduzindo. Porém por se tratar de corticoide, não podemos usar por tempo muito longo então retiramos o medicamento e infelizmente o lipoma que tinha diminuído tornou a crescer. O medo da veterinária é aumentar mais e prejudicar ela na abertura das patas e prejudicar a bacia e coluna por envergar a forma natural. O risco é grande pela localização. Fizemos a cintologia e está sob os músculos da coxa. Bem difícil acesso e remoção. Não sei o que fazer. Qual a doutora que operou sua cachorra? Você pode me falar a respeito e me dar o contato. Ficou muito caro? Obrigada. Leila

      Excluir
  3. A minha ta com um nodulo assim um pouco menor que ta dificil de curar, os dela aparecem devido ela ficar muito no sol, agora ela fica de roupinha para tampa essa ferida do sol .
    Gostaria de saber quais antibioticos vc usou pra cicatrizar rapido.
    Não quero acreditar que é um cancer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cancer de pele tem outros sinais.
      E cicatrizar feridas não trata o problema, se for tumor.
      O melhor a fazer para o bem do animal é fazer um diagnóstico correto no vet. E então fazer o tratamento adequado.
      Não tenha medo. Esses enfrentamentos fazem parte do crescimento pessoal.
      Vá ao vet! De repente, não é nada tão grave e você está adiando um tratamento adequado.
      Boa sorte!

      Excluir