sábado, 27 de junho de 2015

AVES - Incubação artificial: ovoscopia

Durante a incubação em chocadeira, a ovoscopia pode ser muito útil.
Ovoscopia é a técnica de verificar o interior do ovo através da casca utilizando uma fonte luminosa.
Para galinhas, com três dias de incubação já é possível ver as pequenas veinhas vernelhas se ramificando e o coração pulsar.
Com três dias, ovos vazios/brancos, ainda devem ser mantidos, pois pode acontecer de impossibilidade de visuazação tão precoce.
Com 14 dias a visibilidade é ótima. Pode-se ver o embrião se mexendo, em que lado do ovo está fixado (mais à esquerda ou mais à direita). Nessa fase, ovos brancos estão vazios. E também é muito comum embrião de uma semana morto.
Sabe aquele embrião que foi visto da primeira senana? Ele pode aparecer morto, nessa segunda semana, não tendo evoluído da fase inicial.
Caso haja alguma dúvida, deixe o ovo ser chocado. Continuando sem progressos diáriosm certamente motreu.
A partir da terceira semana, o pintinho já ocupa quase todo o interior do ovo, como bebê no útero.
Ao colocar o ovo sob a luz, enxergamos uma massa escura. É o corpo do pintinho. Não temos info precisas e está vivo ou morto. Um ou outro movimento do pintinho pode ser visto? Mas é difícil.
Nessa fase, ovo branco é ovo vazio. Pode descartar. Ovo com algo e em dúvida? Aguarde, pode perder o pintinho. Faltam poucos dias? Segura até o fim.

Cuidado ao manusear o ovo em incubação, sem movimentos bruscos.
Mãos limpas, desinfectadas, preferencialmente com luvas.
Faça o mínimo possível de número de vezes para não prejudicar o embrião. O abre e fecha da chocadeira interferirá na temperatura e insisto: quanto mais estável, melhor.

Ovos podres cheiram mal. Certamente, aquele ovo que está cheirando podre não tem pintinho vivo. É recomendável que seja retirado da chocadeira, pois além do risco de estourar e contaminar toda a chocadeira, os gases produzidos por ele podem prejudicar o embrião de ovos viáveis.

Ovos trincados ou quebrados também devem ser retirados. Essas rachaduras permitem que microorganismos penetrem no ovo e matem o embrião. Nunca vi nascer pintinho de ovo rachado. Geralnente, pintinho está morto. Por isso, cuidado ao manusear ovos para ovoscopia, se rachar, perde o ovo.

Próximo do nascimento, nas 48 horas anteriores da eclosão propriamente dita, o pintinho fura o saco aéreo (uma pequena bolsa de ar que se localiza na parte mais arredondada do ovo) e passa a respirar pelos pulmões. Aquela membrana branca que vemos no ovo cozido envolta da clara que é furada. O pintinho fica dentro dela, restando na extremidade do ovo uma bola de ar.
Ao fazer ovoscopia e perceber o biquinho do pintinho já nessa bolsa de ar, ele já está em processo de eclosão. De 24 a 48 horas deve nascer.
Nessa fase, alguns pintinhos já piam dentro do ovo.
Lindo de ver e ouvir!

Já falei sobre ovoscopia no blog. Pretendo falar mais em breve! Acompanhem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário