sexta-feira, 1 de maio de 2015

GALINHAS - Pode trocar ovos chocos?

Pergunta:
Flavio Goulart em 29 de abril de 2015 12:18

deixei um ovo apenas de uma garnize, e já se passou uma semana, consegui ovos de galinhas grandes, posso substituir esse ovo pelos novos? ela continuara o processo de encubação (chocando)?


Resposta:
Flavio, sim, é possível substituir.
Tenha cuidado para que ela não abandone o ninho. Isso é possível apenas com galinhas mansas, que permitem que mexamos nos ovos. Há galinhas muito ariscas que deixam o ninho se alguém mexer.
Quanto menos tempo de incubação do ovo a ser retirado tiver, melhor.
A garnizé choca ovos de galinhas normais, mas menos unidades dos que os dela, pelo tamanho. Coloque apenas o tanto de ovos que ela consiga cobrir completamente.
Mas eu te pergunto: o que fará com o ovinho choco? Pode haver uma vida ali. Não descarte!
Não dá para deixar ovos com datas diferentes de incubação, porque quando nascem os primeiros, ela aguarda no máximo 24h e deixa o ninho, se tiverem ovos, larga.
Eu já fiz esse tipo de experiência, mas jamais descartei ovos! Ou coloquei o ovo que estava sendo chocado para outra galinha continuar o chocar ou arrisquei deixar chocar todos juntos e, ao nascer o primeiro, retira-se imediatamente e cria na lâmpada. Porém esta última opção não é garantida, pois mesmo retirando o recém-nascido, a galinha sabe que nasceu e pode abandonar o ninho como se os outros fossem chocos (podres) da mesma ninhada.
Tente verificar se há embrião vivo no ovo choco. Faça ovoscopia. Aqui no blog tem postagem e até vídeo sobre. É muito simples e com três dias de incubação é possível ver se tem pintinho. As veinhas e o coração batendo já são nítidas. Ao pegar o ovo para ovoscopia, por só ter um, coloque outro provisório até devolver, pois ninho vazio lode ser abandonado.
Se, ao fazer ovoscopia e se certificar de que não há pintinho, então o descarte é seguro. Mas, na dúvida, não jogue o ovo, pode haver uma vida!
Qualquer dúvida, volte e pergunte que te oriento!
Boa sorte!


2 comentários:

  1. Olá, gostaria de uma ajuda.
    Comecei a criar galinhas, tenho três no momento que chegaram pintinhos mas, já estão ponto, uma das três na primeira postura colocou 11 ovos e sentou para chocar, esperei uns 5 dias em busca de ovos festeis pra trocar como não encontrei tive que tirar. Colocou pela segunda vez e 9 ovos mas não ficou choca , e agora pela terceira vez colocou 12 ovos sentou pra chocar no dia 03/08/17 no fim da tarde e eu corri atrás dos ovos galados mas, só consegui no dia 06/07/17 a noite troquei os ovos e subiu novamente no ninho e sentou sobre eles, os ovos foram da raça Nagasaki são muito pequenos. Ela vai concluir o choco mesmo sendo ovos menores que o dela? E sobre o tempo, foram 3 dias após ela já está chocando ovos inférteis que eu consegui trocar por ovos férteis ela vai concluir os 21 dias de choco? Outra coisa, me incentivaram a trancar a galinha no ninho com água e comida próximo pra ela não abandonar os ovos, é mesmo preciso fazer isso?

    São três duvidas que está me consumindo. Fico aguardando ansiosamente uma resposta sua e dês de já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/08/galinhas-substituir-ovos-chocando.html?m=1

      Excluir