segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

DÚVIDA - Galinha com pescoço caído

Pergunta:
Bom dia, amanheceu uma galinhola minha com o pescoço esticado caido parecendo fraca mal caminha qual a possível doença???? Alguém pode me ajudar??? por Evandro meu e-mail elcomin@bol.com.br em GALINHAS - Identificando doencas pelos sinais externos. em 07/12/13


Resposta:
Olá, Evandro, veja bem, para diagnosticar uma doença somente consultando um veterinário.
Porém, uma doença muito comum que atinge galinhas e apresenta esse sinal de pescoço caído é a Doença de Newcastle.
Há outras possibilidades cujos sinais se apresentam no pescoço, veja nesta postagem, mas pela minha experiência, a Doença de Newcastle é a mais ocorrente.
Seus animais estão vacinados? Acredito que não, certo?
Tive uns gansos que tiveram essa doença, não estavam vacinados. Foram tratados, mas poucos sobreviveram.
Como eu disse, há tratamento, mas é bem delicado e pouca chance de sobrevivência.
O que eu te sugiro:
- inicialmente, isole as aves com tais sinais, para evitar contagion;
- esterilize o local;
- trate as aves doentes (consulte um veterinário sobre a medicação adequada);
- vacine todas as aves saudáveis. Veja um guia de vacinas nesta postagem.
Aqui tambem ha uma tabela de doencas e seus sinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário