quinta-feira, 7 de julho de 2011

CÃES e CASTRAÇÃO - Saiba tudo sobre!



Muitas pessoas me perguntam sobre castração.
Lembrando: não sou veterinária, minhas postagens são apenas sobre  pesquisas informais e experiências vividas!
Já tive cães castrados e não castrados, de várias idades e aqui vão algumas ponderações.

No aspecto da saúde do animal, estudos científicos dizem que diminuem as chances de tumores mamários nas fêmeas, além de eliminar a chance de problemas no útero, uma vez que este é retirado (histerectomia), por isso, quando mais cedo (antes do primeiro cio), seria mais eficaz para esses fins. Interessante se o proprietário não pretende acasalar a fêmea!

Quanto à castração de machos com o intuito de eliminar marcação de território (xixi), não confere! Providenciei que meus filhotes fossem castrados antes de erguerem a patinha para fazer xixi/demarcar território e não adiantou: instinto foi plenamente mantido! E mais, já tive fêmeas castradas com comportamento de macho: erguer a patinha e fazer xixi!

Ouvi dizer que a castração deixaria o cão mais dócil (machos ou fêmeas agressivos), não deu certo no meu caso, seja castrando ainda novo ou depois de adulto, nos dois casos que tive problema com agressividade canina, nada mudou, e ainda tive que lidar com a obesidade. Assim, para essa finalidade, não recomendo.

Aproveitando o gancho, o sobrepeso (para machos e fêmeas) foi uma consequencia bem negativa para eu lidar com meus cães castrados.
Já vivi as duas experiências, cães que ficaram com apetite voraz (e engordaram) e outros que em nada mudou.
No primeiro caso, embora tenha conseguido uma solução (evitar prenhez indesejada), surgiu esse segundo problema: lidar com obesidade canina, que é um mal com todos os perigos como em humanos. Optei por oferecer rações para redução de calorias (que são mais caras). Mas mesmo assim, não é fácil controlar o peso de um cão, uma vez que muitas questões estão envolvidas (o cão faz exercício? você pode comprar uma ração light? o metabolismo de seu cão é acelarado ou lento? você terá como administrar diversos tipos de ração, se tiver cães convivendo? etc)

Não pretendo adentrar a discussão moral, filosófica, social do tema, apenas os aspectos práticos (e razoáveis) a quem interessar.

Minha sugestão final dependerá de cada situação:

- Cães Ms e Fs convivendo juntos + não intenção de reprodução = castrar as Fs.
- Só Fs = castrar (evitar problemas de útero, mas controle de dieta).
- Só Ms = não castrar (evitar problema com sobrepeso).
- Abrigos, CCZs e afins = castrar TODOS, sempre !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário