sexta-feira, 16 de maio de 2014

DÚVIDA - Pintinho atacado por gato

Pergunta:
"Eu tenho alguns casais, eles são lindos, porem os pintinhos por serem bem pequenos muitos gatos vem e matam. esses dias consegui salvar um de ser comido, porem ele nao consegue andar e está muito tristinho, oq tenho q fazer, como alimentá-lo? Por favor me de uma ajuda." por Alanna Bodart perguntou em 15 de maio de 2014 07:49 em GARNIZÉS - Cuidado com pintinhos.




Resposta:
Alana, realmente pintinhos garnizés são muito frágeis.
Eu sugeriria que você colocasse a galinha e os filhotes em local separado e abrigado por uns 15 dias após nascerem, num espaço menor, protegidos de predadores, frio, chuva. Assim terá mais chances de eles vingarem!
No caso do seu pintinho, precisaria saber o grau dos ferimentos que ele sofreu.
O ideal é levar a um veterinário para avaliar e indicar tratamento.
Primeiramente, retire-o da galinha e crie na mão. Clique aqui para saber como cuidar de um filhote sem mãe.
Verifique se ele tem feridas abertas, sangue.
Se houver hemorragia interna (perfurou algum órgão) certamente é,e não resistirá (a essa altura talvez já não tenha agüentado.
Porém se as lesões forem superficiais, há chances de sobrevivência.
Em feridas abertas, não passe nenhuma medicação para outro animal ou humano, ele pode morrer! Apenas limpe com uma gaze úmida com água mineral para tirar a sujeira e deixa cicatrizar.
Sobre a locomoção, não me disse há quanto tempo foi.
Nos primeiros momentos após um ataque, galináceos ficam paralisados. Já aconteceu algumas vezes com os meus. Cachorros pegaram, eu salvei a tempo, eles ficaram aparentemente sem andar, depois de umas horas (ou até no dia seguinte, após passado o trauma do susto) voltam a andar normalmente.
Isso se não houve fratura ou algo assim nas patas. Se depois de 24h ele não voltar a andar, então pode ser que houve lesão ortopédica mais grave.
Se observar com certo cuidado, verificará que pata quebrada fica "mole", como "boba", perde a tensão normal que a faz ficar na posição normal. Ou mesmo inchada se houve outra lesão. Tente verificar isso. No mais, se ele reclamar quando você mexer (piar, tentar fugir) é sinal de dor!
Há a possibilidade de paraplegia em caso de lesão de coluna. Enfim, são várias hipóteses que somente um veterinário poderá diagnosticar.
Em regra, em 24h você terá uma noção da extensão do problema - se voltou a andar é menos grave; se não, mais grave. E aí dependendo da reação toma uma providência ou outra.
No caso de fratura, talvez você possa fazer uma tala. Eu já fiz num canarinho e deu certo. Veja aqui e aqui.
Bem, feito tudo isso, no mais é disponibilizar ração para filhote, água e aquecimento.
Boa sorte e venha contar-nos o que houve depois!



Um comentário:

  1. Com licença, eu queria perguntar uma coisa, o meu pintinho também foi atacado por um gato mas conseguiram resgatar, enfim, o meu parece estar "tossindo", isso é sinal de que aconteceu alguma coisa como por exemplo hemorragia ou algo do tipo?

    ResponderExcluir